Metodologia de Projeto

O desenvolvimento de um projeto desde o primeiro contato entre cliente e arquiteto até a finalização da obra costuma ser um longo processo, que pode durar meses ou até mesmo anos.

 

A adoção de uma sistemática padronizada para documentos e produtos de projeto é um importante passo para a organização das informações, que devem ser de fácil acesso para todos os envolvidos. 

 

Muita coisa será discutida e decisões importantes serão tomadas ao longo do tempo, e esse cuidado garante que tudo aconteça de forma clara, e a compreensão dos desenhos e demais documentos seja fácil mesmo para quem não é especialista no assunto.

 

Veja aqui uma síntese das etapas do processo e do que será produzido por nós e recebido pelo cliente:

 

  • Programa de Necessidades

 

Neste primeiro momento, o arquiteto desenvolve junto com o cliente a visão daquilo que irá atender às necessidades da situação, do imóvel e de quem o irá utilizar. Atráves de questionário preenchido pelo cliente tem-se uma lista de tudo aquilo que o projeto deverá proporcionar.

 

  • Levantamento do Imóvel

 

É feita uma visita ao imóvel onde são verificadas suas condições e conferidas todas as medidas, o que irá proporcionar a digitalização da planta base (ou a confirmação de veracidade de planta base existente, caso tenha sido fornecida).

Também é feito um cuidadoso levantamento fotográfico da situação inicial, para que posteriormente possa se relembrar o estado inicial do local.

 

  • Estudo Preliminar

 

Esta é a primeira etapa do projeto propriamente dito, e a mais criativa. Aqui o arquiteto irá lançar as principais ideias e adequá-las às dimensões reais existentes. O cliente receberá um caderno de Conceito de Projeto que irá conter: imagens 3d ilustrativas da proposta, plantas de layout esquemáticas e fotos de referência para facilitar a compreensão das sugestões.

 

  • Projeto Técnico

 

Uma vez discutidas e aprovadas as ideias mais importantes, o estudo fica pronto para tornar-se um projeto técnico, que será útil para obtenção de orçamentos e para a execução da obra. Aqui serão produzidas todas as plantas técnicas, cortes e elevações, detalhamentos de projeto e memorial descritivo dos materiais propostos.

 

  • Relatório de Obra

 

Caso o cliente opte por contratar o serviço de assessoria para acompanhamento da execução da obra será preparado um cronograma de obra e serão feitas visitas periódicas ao local, de maneira a verificar que a realidade corresponde àquilo que foi planejado em projeto. Através de um relatório contendo informações técnicas e também de fotos de todos os serviços o cliente perceberá de forma bastante clara a evolução dos trabalhos.

 

  • Documentos de Apoio

 

Ao longo de todas as etapas são produzidos inúmeros outros documentos de apoio que garantem o registro e o compartilhamento de informações importantes com todos os envolvidos. Entres eles estão: atas de reunião, orçamentos com análise técnica, planilha estimativa de custos de obra, relatórios de compatibilização do projetos complementares, etc.

 

Solicitando uma proposta de projeto você terá contato com exemplos de todos esses materiais, e assim poderá visualizar os benefícios dessa metodologia.

 

Entre em contato!